INFORME SOBRE A REUNIÃO PREPARATÓRIA DO ENCONTRO INTERNACIONAL

INFORME SOBRE A REUNIÃO PREPARATÓRIA DO ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE  ‘INTERCULTURALIDADE, DIREITOS COLETIVOS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS’ – 07/7/14 – 18:00 horas – Casa Latino-americana (CASLA).
Com a presença de aproximadamente 20 participantes (representantes da Comissão de Direitos Humanos, migrantes e refugiados da Casla, coordenador da Câmara Jurídica da CASLA para o IV Cepial, representantes da agência de comunicação JWS, coordenação de comunicação da Casla, representante da congregação batista, professores universitários da UFPR (Dimas Floriani), UEPG (Nicolas Floriani) e UNIR (Adnilson Almeida Silva), estudantes e estagiários transcorreu a reunião para avaliar o atual momento da organização do Encontro preparatório para o IV CEPIAL (de 2015 na região dos Lagos, Chile) , que terá lugar em Curitiba nos dias 14 e 15 de agosto de 2015, cujo objetivo principal, será o de abordar a metodologia de atuação da Câmara Jurídica no IV CEPIAL, além de apresentar o estado da arte das pesquisas em andamento sobre interculturalidade, direitos coletivos e relações internacionais.

Inicialmente, foi apresentado em power point as principais atividades desenvolvidas pela CASLA (atendimento voluntário a refugiados e migrantes), projetos culturais (atividades e serviços de biblioteca, videoteca e seções de cinema, programa de televisão na UFPR), a homenagem que será prestada a CASLA em seu 30º. Aniversário, pela Assembléia Legislativa do Paraná e pela Câmara de Vereadores de Curitiba.
A Dra. Gladys de Souza Sanchez, Presidente da CASLA, fez um informe detalhado de sua estadia no sul do Chile em maio e junho/14, quando relatou uma série de atividades desenvolvidas juntamente com o CEDER-ULA, para a definição dos temas e com contatos de trabalho com a Universidad de Los Lagos, representantes das comunidades, organizações sociais, instituições regionais (Secretaria de Saúde, Hospital de Base e Governador de Osorno). Ressaltou que as expectativas são as melhores possíveis para a realização do IV CEPIAL de janeiro de 2015 e que os Profs. James Park (Diretor do CEDER e coordenador geral do IV CEPIAL), Fernando Codoceo e Andrea Hain (responsáveis pelos contatos com as organizações sociais da região e da metodologia de trabalho organizativo dos temas das mesas, painéis e cursos do IV CEPIAL), Nelson Vergara (da comissão acadêmica do Congresso), Francisco Ther Ríos, Asunción Diaz e outros participantes do Projeto ATLAS do Depto. de Ciências Sociais da ULA (responsáveis pelos contatos e mobilização dos atores costeiros e marítimos da região).
Foi informado ainda que a Profa. Islandia Bezerra, do Depto. de Nutrição da UFPR e da Comissão de Organização do Encontro Internacional de agosto em Curitiba, encontra-se no México e que lá aproveitou para estabelecer conexões com dois professores do COLPOS (Colegio de Pos-graduandos de Veracruz, http://www.colpos.mx/wb/index.php/campus-veracruz)  e que estão se integrando na Rede Casla-Cepial e estarão presentes no IV CEPIAL no Chile em janeiro de 2015.
A Profa. Gislene Santos (UFRJ), também da Comissão de Organização do Encontro Internacional e representante da Pós-Graduação de Geografia da UFPR, justificou sua ausência nesta reunião, mas informou que o Programa de Pós da Geografia poderá colaborar com uma das passagens para convidados internacionais.
O doutorando Ricardo Gama, um dos coordenadores da metodologia da Câmara Jurídica para o IV CEPIAL, informou que a Dra. Isabela Piacentini de Andrade, responsável pela disciplina de Direito Internacional Público (PUC-PR e Unicenp) está disposta a proferir, em breve, um curso de capacitação para os integrantes para o CASLAJUR e demais interessados.
A Dra. Nadia P. Floriani, coordenadora da Comissão de Direitos dos Refugiados e Migrantes da OAB-PR (http://admin.oabpr.org.br/comissoes/composicao/?tp_sub=2&cd_suborgao=366) e da CASLAJUR fez uma exposição sobre o histórico das atividades desenvolvidas, desde o lançamento da Campanha ‘Somos Todos Migrantes’, em 2013, na OAB-PR, além das atividades de apoio a refugiados e migrantes desenvolvidas pela CASLAJUR com a participação de mais de 10 advogados voluntários.

Em seguida, foram abordados os principais pontos sobre o atual momento de organização do Encontro Internacional sobre ‘INTERCULTURALIDADE, DIREITOS COLETIVOS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS’, que terá lugar em Curitiba nos dias 14 e 15 de agosto de 2014. Como já foi mencionado, um dos principais objetivos desse encontro será a divulgação e sensibilização dos atores sociais regionais (não governamentais, governamentais e universidades) do próximo IV CEPIAL que ocorrerá na Região de Los Lagos, sul do Chile, entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2015, sob os auspícios da Universidad de Los Lagos e com a Coordenação Geral do CEDER (Centro de Estudios del Desarrollo Local y Regional).
Os Professores Dimas Floriani (UFPR-CASLA) e Nícolas Floriani (UEPG-CASLA) fizeram um informe sobre a solicitação financeira encaminhada para a CAPES (Ministério de Educação) no Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) e que até o presente (dia 07 de julho) não foi recebido ainda a decisão final. Por outro lado, o Prof. Dimas fez um relato da reunião ocorrida pela manhã de segunda-feira, deste mesmo dia 7 de julho, no Colegiado da Pós-Graduação do Programa Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR, obtendo o apoio financeiro para o pagamento de passagens dos convidados internacionais que estarão presente no Encontro Internacional de agosto/14 em Curitiba, preparatório ao IV CEPIAL.
Os estagiários Karina Coelho, Julia Dias e Rodrimar Paes ficaram de elaborar os cartazes, folders e panfletos para a divulgação do Encontro Internacional sobre Interculturalidade, Direitos Coletivos e Relações Internacionais para os cursos universitários, sindicatos e organizações sociais de Curitiba e Paraná. Esta divulgação será feita logo após a semana do término da Copa. Simultaneamente serão divulgadas essas informações de forma eletrônica pelo blog, face e site da CASLA e demais redes sociais.
Ressaltamos ainda a presença do mestrando de sociologia, Diogenes Parzianello, que se integra a equipe da Rede CASLA-CEPIAL, fazendo parte da comissão de organização de cursos de formação e capacitação.
Dentro de 15 dias será realizada a próxima reunião de avaliação e acompanhamento da organização do Encontro Internacional de agosto/14 em Curitiba, preparatório ao IV CEPIAL, cuja programação consta das seguintes atividades:

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DO ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE INTERCULTURALIDADE, DIREITOS COLETIVOS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
(Sujeita a alterações)
Dia 13 de Agosto/2014
HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ (ALEP) AOS 30 ANOS DA CASA LATINO-AMERICANA (CASLA), Local: ALEP, Centro Cívico, 19h


DIA 14 de Agosto/14
1.       08:30-10:30
PARTICIPAÇÃO E GARANTIA DOS DIREITOS COLETIVOS NA AMÉRICA              LATINA
Carlos F. Marés de Souza Filho (PUC-PR), Joaquim Shiraishi Neto (UFMA-Brasil), Antonio Gustavo Gomez (Fiscalía General de Tucumán-Argentina), OLympio de Sá Sotto Maior (Procuradoria do Estado do Paraná), Fernando Codoceo (CEDER, U Lagos-Chile),
2.       10:30-12:30
SUBSÍDIOS E CONTRIBUIÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A ATUAÇÃO DE UMA CÂMARA JURÍDICA COMO AGENDA PARA O IV CEPIAL
Saint-Clair Honorato dos Santos (Ministério Público do Paraná), Darci Frigo (Terra de Direitos, a confirmar), Paulo Salamuni (Presidente Camara Municipal de Ctba), Miguel Baez (APP Sindicato), Rede Ecovida, União por Moradia Popular do Parana. 
3.       14:00-15:30
ESTADO ATUAL DOS ESTUDOS SOBRE INTERCULTURALIDADE, POVOS TRADICIONAIS, DIREITOS COMUNITÁRIOS – UMA PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA
Javier Tobar (Univ. del Cauca – COLOMBIA), Ariruma K. Maldonado (Univ.  Simón Bolivar, Equador), James Park (Univ.  de Los Lagos- Chile), Osvaldo Heller da Silva (UFPR), Islandia Bezerra (UFPR), Dimas Floriani (UFPR) coord., Juan Carlos Skewes (UAHurtado, Chile), Mauricio Folchi (U.Chile)
4.       11:00-13:00
Francisco Ther Ríos (Univ. de Los Lagos), Antonio Haliski (IFPR-Paranaguá), Nicolas Floriani (UEPG), Narciso Barrera-Bassols (Univ. de Querétaro – México), Adnilson Almeida Silva (UNIR), Gislene Santos (UFRJ-UFPR). Coord.
DIA 15 de Agosto/14
1.                       1. 8:30-10:30
           DEBATE SOBRE ACOES JURÍDICAS RELATIVAS AOS DIREITOS COLETIVOS EM             FACE DOS CONFLITOS E PROBLEMAS SOCIOPOLITICOS E AMBIENTAIS
            (Participação Coletiva -expositores das mesas redondas).

2. 11:00-12:30
AGENDA PARA O IV CEPIAL (CASLA-ULAGOS)

(Coletivo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *