AGENDA DO NÚCLEO CASLAJUR PARA MAIO DE 2015

AGENDA DO CASLAJUR


O NÚCLEO CASLAJUR DA CASA LATINO-AMERICANA (ATUAL COORDENADORA DA REDE INTERNACIONAL CASLA-CEPIAL )INFORMA A SUA PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DE MAIO NA CIDADE DE CURITIBA, ESTADO DO PARANÁ, BRASIL.


DIA 4/05, ÀS 17H.
ENCONTRO DE CASLAJUR COM A COORDENADORA DO EIXO TEMÁTICO MIGRAÇÕES DA REDE INTERNACIONAL CASLA-CEPIAL, DRA. GISLENE DOS SANTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.


DIA 18/05, ÀS 14H.
LANÇAMENTO DO FÓRUM DAS MIGRAÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, NO AUDITÓRIO DO MPT. O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, A ONG CASA LATINO AMERICANA – CASLA, O SINTRACOM SINDICATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARANÁ, A PASTORAL DO MIGRANTE E A UFPR COMPÕEM A DIRETORIA DESSE FÓRUM.

DIA 21/05, ÀS 14H.
SERÁ REALIZADO O SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACOLHIMENTO AOS IMIGRANTES E REFUGIADOS, NO SALÃO NOBRE DA PREFEITURA. A PRESIDENTE DA CASLA, DRA. GLADYS DE SOUZA SANCHEZ IRÁ COMPOR A MESA JUNTAMENTE COM O REPRESENTANTE DO ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS – ACNUR, O OFICIAL DE PROTEÇÃO GABRIEL GUALANO DE GODOY.

DIA 30/05.
DURANTE O PERÍODO DA MANHÃ E DA TARDE, NA PRAÇA SANTOS ANDRADE, ACONTECERÁ O DIA DA CIDADANIA PROMOVIDO PELA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SEÇÃO DO PARANÁ. TODAS AS COMISSÕES ESTÃO CONVOCADAS A PARTICIPAR DESSE DIA DE MOBILIZAÇÃO.

TODAS AS SEXTAS FEIRAS, ÁS 19 HORAS
Reunião do CASLAJUR, CASLAPSICO E CASLARI



Saudações latino-americanas,
Dra. Nadia Floriani
ONG Casa Latino Americana – CASLA de Curitiba
Assessoria Especial de Apoio Jurídico
www.casla.com.br [2]
(+ 55 41 3013-7570
  Presidente da Comissão de Direitos dos Refugiados e Migrantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná
www.oabpr.org.br [1]
(+ 55 41) 3250-5747

Links:
[1] http://www.oabpr.org.br 
[2] http://www.casla.com.br
SOBRE O NÚCLEO CASLAJUR

O NÚCLEO CASLAJUR, FAZ PARTE DA CÂMARA JURÍDICA DA REDE INTERNACIONAL CASLA-CEPIAL, É FORMADO POR JÓVENS ADVOGADO(A)S QUE REALIZAM ATIVIDADES DE ASSESSORIA AOS MIGRANTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, RESPEITANDO A SUA NACIONALIDADE, RAÇA, RELIGIÃO E GÊNERO, ASSESSORANDO, AINDA, A DEMANDANTES DE REFUGIO QUE SOLICITAM APOIO DE CASA LATINO-AMERICANA.

O APOIO JURÍDICO PRESTADO POR ESTE NUMEROSO GRUPO DE JÓVENS ADVOGADO(A)S VOLUNTÁRIO(A)S ESTABELECE UMA NOVA FORMA DE ENGAJAMENTO POLÍTICO E SOCIAL NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE SENDO QUE O APOIO NÃO SE LIMITA AO JURÍDICO DEVIDO À SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE DOS DEMANDANTES DE REFUGIO E MIGRANTES QUE SOLICITAM ACOMPANHAMENTO EM RELAÇÃO À PROCURA DE ALOJAMENTO, CURSOS DE IDIOMA, TRABALHO E INSERÇÃO SOCIAL E QUE EM MUITOS CASOS SÃO ALVO DE PRECONCEITO.

OS DEMANDANDTES DE APOIO JURÍDICO SÃO PRINCIPALMENTE MIGRANTES DE DIVERSOS CONTINENTES E ETNIAS: NIGERIANOS, SÍRIOS, HAITIANOS, CABO-VERDIANOS, CONGOLESES, EQUATORIANOS, COLOMBIANOS, ENTRE OUTROS.
NESTE CONTEXTO SURGEM A PARTIR DE CASLAJUR, NOVOS NÚCLEOS QUE FAZEM PARTE DA COMISSÃO EXECUTIVA DE CASLA.

O NÚCLEO PSICO FORMADO POR PSICÓLOGOS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA, PRINCIPALMENTE DA UFPR;

NÚCLEO RI  FORMADO POR PROFISSIONAIS DA ÁREA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, ANTROPÓLOGOS, SOCIÓLOGOS ,HISTORIADORES, ENGENHEIROS E JORNALISTAS, entre outros.
SURGEM NOVOS NÚCLEOS, DEVIDO À URGÊNCIA DO ATENDIMENTO DE DIVERSAS SITUAÇOES E  àS CONDIÇÕES SOCIAIS E PSICOLÓGICAS DOS MIGRANTES, ORIUNDOS DAS MIGRAÇÕES FORÇADAS , TANTO INTERNACIONAIS COMO INTERNAS, BUSCANDO:
Ø  
A CRIAÇÃO DE MELHORES CONDIÇÕES DE INSERÇÃO SOCIAL E CULTURAL PARA OS NOVOS MIGRANTES E REFUGIADOS, BUSCANDO ATENDER SUAS ASPIRAÇÕES BÁSICAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCACIONAL;
Ø  O EMPODERAMENTO DOS MIGRANTES;
Ø  ELABORAÇÃO DE MATERIAL DE INFORMAÇÕES BÁSICAS A FIM DE DIVULGAR E VISIBILIZAR A CONDIÇÃO SOCIAL E INTERCULTURAL DO MIGRANTE;
Ø  A FORMAÇÃO DE QUADROS JOVENS, COMO ESTAGIÁRIOS NAS FUNÇÕES EDUCACIONAIS E DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL E SOCIAL.

O PROGRAMA CASLAJUR É COORDENADO PELA ADVOGADA NÁDIA FLORIANI  QUE FAZ PARTE DA ASSESSORIA JURÍDICA DE CASA LATINO-AMERICANA E É PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS DE REFUGIADOS E MIGRANTES DA OAB PARANÁ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *