EVENTO INTERNACIONAL E COLEÇÃO BILÍNGUE DA REDE SÃO DESTAQUE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

o Integrante da REDE CASLA-CEPIAL, Professor Doutor Adnilson de Almeida Silva do Departamento de Geografia e dos Programas de Pós-Graduações Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG) e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Ambiental e Meio Ambiente (PGDRA) da Universidade Federal de Rondônia elogia o Evento Internacional “Territórios, Conflitos Socioambientais, Segurança e Soberania Alimentar na América Latina” ocorrido entre os dias 16 e 18 de junho de 2016.

 
Os Três livros da Coleção Bilingue em destaque, sobre a mesa decorada para o primeiro dia do evento.


Lançamento oficial da coleção Bilingue UFPR/REDE CASLA-CEPIAL, na Reitoria da UFPR em 16 de junho de 2016.
 

 
Segundo dia do evento no Auditório do SINTRACON, dia 17 de junho.

O referido professor destaca sua participação na mesa-redonda composta também pelos professores Nicolás Floriani (UEPG-PR), Javier Tobar (UNICAUCA-Colômbia), Jorge Montenegro Gomez (UFPR) e Ana Tereza dos Reis (UnB).

 
Mesa “Cultura, Identidade e Territórios da Diferença na Colômbia”, destacando à esquerda o professor Javier Tobar (UniCauca), ao centro da mesa o Sr. Javier Calambás Tunulambá (cooperativa ingigena Guambiana) e à direita a professora Nancy Lorena Obando Villota (UniCauca).
 
Conforme a notícia veiculada no protal oficial do Programa de Pós-Graduação em Geogarfia da UNIR (http://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=19738)  destaca o lançamento do livro “Paisagens e Territórios Rurais da América Latina”, organizado pelos professores doutores Narciso Barrera-Bassols (antropólogo e geógrafo do Centro de. Investigações em Geografia Ambiental da Universidad Nacional. Autónoma de México) e Nicolás Floriani (engenheiro agrônomo e professor do Departamento de Geociências e ataul Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa).
 
Diversidade de perspectivas nas apresentações dos temas do Evento.
Segundo o professor Adnilson Almeida, o capítulo denominado “A territorialidade Kawahib e algumas representações do pós-contato” compõe o mencionado livro publicado pela Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integra outras nove publicações da coleção editorial bilíngue “Semeando Novos Rumos – Sembrando Nuevos Senderos”.
Mesa “Diálogos entre Atores Sociais”
 
Na ocasião foram lançadas as seguintes obras: “América Latina: sociedade e meio ambiente – teóricas, retóricas e conflitos em desenvolvimento” organizado pelos professores Dimas Floriani (Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR) e Antônio Elizalde Hevia (Presidente da Fundação Chile Sustentável e editor das revistas Polis e Sustentabilidade) e “Soberania alimentar (SOBAL) e Segurança alimentar e nutricional (SAN) na América Latina e Caribe” com organização dos docentes Islandia Bezerra e Julian Perez-Cassarino, ambos da UFPR.
 
Mesa América Latina: Sociedade e Meio Ambiente realizada no segundo dia do evento, no auditório do SINTRACON.
 
Professora Islândia Bezerra faz apresentação do Livro de Soberania Alimentar na América Latina e destaca trabalho valioso da parceria entre a Editora UFPR e a REDE..


Terceiro dia do evento, marcado pelas discussões dos Grupos de Trabalho, na sede da CASLA e da UPE-PR.
 

Para o coordenador acadêmico da Rede CASLA-CEPIAL e professor da UFPR, Dimas Floriani, essas publicações tratam-se de um projeto coletivo – com mais de cem autores e busca estabelecer o diálogo “entre diversos atores acadêmicos, pesquisadores, professores, atores não governamentais, representantes de movimentos sociais e estatais”.


Discussões do Grupo de Trabalho realizado nas instalações da UPE-PR, durante a noite do segundo dia do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *