II° ENCONTRO ACADÊMICO-COMUNITÁRIO DA UNITINERANTE:

Universidade Itinerante dos Direitos Humanos e da Natureza, pela Paz e pelo Bem Viver.


II° ENCONTRO ACADÊMICO-COMUNITÁRIO DA UNITINERANTE:

“SABERES GEOCOLÓGICOS TRADICIONAIS E DIVERSIDADE SOCIOTERRITORIAL”

Regularmente ofertada, a Disciplina ¨Saberes Geoecológicos Tradicionais E Diversidade Socioterritorial¨, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Nicolas Floriani, do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG, será realizada mais uma vez fora dos “muros¨ da Universidade.

Apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (UEPG) pelos Programas de Pós-Graduação em Geografia (UEPG) e Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR, Paranaguá) e outros professores e profissionais voluntários da Rede Casla-Cepial decidiu-se por realizar um período de vivência de uma semana em três comunidades tradicionais paranaenses, beneficiárias do projeto aprovado pelo CNPq (DAS TERRITORIALIDADES TRADICIONAIS ÀS TERRITORIALIZAÇÕES DA AGROECOLOGIAe onde serão trocadas experiências entre acadêmicos e habitantes do Faxinal.

A ideia vem ao encontro dos princípios da UNITINERANTE, projeto idealizado pela Casa Latino-americana (CASLA), que é dar voz aos atores  sociais historicamente inviabilizados pelas instituições formais (sistemas jurídicos, educacionais, democrático, etc), marcados pelo processo de modernização excludente, aproximando-se, com isso, das demandas reais das comunidades vulneráveis e em situação de conflitos socioterritoriais.

Oficina Participativa realizada no 1º Evento Acadêmico-comunitário da UNITINERANTE, em outubro de 2017, no Faxinal Sete Saltos, Paraná


A disciplina contará com a participação des professores, lideranças comunitárias e representantes do poder público e de ONG, buscando colocar em um mesmo patamar de discussão as diferentes narrativas de realidades sociais e territoriais.

O objetivo do evento acadêmico-comunitário é a formação-capacitação de profissionais, pós-graduandos e moradores das comunidades. A finalidade é a produção de material virtual para as comunidades, tal como um site ou blog.

A programação das atividades inclui Oficinas participativas, palestras e  práticas de campo nos referidos território rurais tradicionais, conforme exposto abaixo.



Disciplina PÓS GRADUAÇÃO UEPG-IFPR-MADE 
AGOSTO 2018

Dom 19
Seg 20
Ter 21
Quart 22
Quin 23
sex 24
Sab 25
Dom 26
Local
Guaraguaçu
Guaraguaçu
Guaraguaçu
CASLA
CASLA
UEPG
Palmital -Sete Saltos
Palmital – Sete Saltos
Manha
Visita
Oficinas *
Prática de Campo
Reunião da REDE
Palestras
Palestras
Oficinas *
Oficinas *
Tarde
Oficinas *
Prática de Campo
Prática de Campo
Palestras
Palestras
Palestras
Oficinas *
Oficinas *

As inscrições para a disciplina ocorrerão nos meses de junho-julho de 2018 para alunos regulares e especiais dos cursos de Pós-graduação em Geografia (UEPG) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR). 

  

 De 19 a 26 de AGOSTO de 2018 – Ponta Grossa, Curitiba, Paranaguá – UEPG, CASLA, IFPR


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *