EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE DIÁLOGO DE SABERES SOCIOAMBIENTAIS DESTACA AUTORES LATINO-AMERICANOS INTEGRANTES DA REDE CASLA-CEPIAL

A Edição Especial da Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente destaca consagrados autores latino-americanos que discutem a valorização dos Saberes Sociombientais na América Latina enquanto estratégia epistemológica de reafirmação identitária dos povos autóctones e comunidades tradicionais. Nesse  reflexivo discute-se também o papel da Universidade na formação de um pensamento latino-americano genuíno e decolonial.

Conforme os Organizadores da Edição Especia,  Profa. Dr. Lucia Helena Cunha e o Prof. Dr. Dimas Floriani:
(…) a valorização ou recriação de saberes ambientais inscritos nesses saberes culturais implica, necessariamente, no revigiramwnto histórico e ontológico de modos de (re)existência e na decolonialidade epidêmica desses sujeitos históricos. Isso coloca coo desafio, conjuntamente ao diálogo de saberes, a produção de alertas cruciais para a sobrevivência de sujeitos socioambientais em nova conexão com o mundo natural e local, para ensejar outras possibilidades para o Bem Viver.
Convidamos os leitores a acessarem os artigos do volume número 50 da Revista DMA, cujo editorial segue abaixo, e refletirem sobre a ressubjetivação dos saberes patrimoniais e a constituição de novos desafios às epistemologias do Sul.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *